O que é Business Intelligence?

O que é Business Intelligence?

O BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados em informações essenciais para uma boa gestão. Sua finalidade é oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.

Ferramentas de BI

As ferramentas de BI oferecem uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. Assim, o objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos. Dessa forma, o BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes.

Vantagens

As vantagens de empregar ferramentas de BI são inúmeras, dando mais velocidade à tomada de decisões de mais qualidade, potencializando a eficiência das operações e otimizando processos. Portanto, esse suporte à tomada de decisão é oferecido pelo Business Intelligence pela facilidade de visualização de análises e relatórios resultantes dos processos. Listamos aqui 10 benefícios mais importantes do uso do BI:

  • Ajuda você a conhecer o seu negócio;
  • Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;
  • Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;
  • Permite análise em tempo real com navegação rápida;
  • Ajuda a identificar perdas no sistema;
  • Reduz o risco de problemas e obstáculos;
  • Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa exata;
  • Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;
  • Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  • Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.

Pilares do BI

  • Coleta de dados: no primeiro momento, todas as informações e dados da empresa são coletados e analisados. São determinadas características como produtividade; oportunidades; reputação etc.
  • Organização e análise: os dados e informações recolhidos e analisados são organizados em bancos de dados. Para facilitar a visualização dos gestores, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas.
  • Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.

Implementação

existem três pontos básicos para implementar uma estratégia de Business Intelligence. Veja quais são elas:

Passo 1 – Dados de qualidade
Para tomar decisões acertadas, você precisa de informações de qualidade. Do contrário, pode comprometer toda a estratégia. Por isso, invista em uma boa governança de dados, para que o registro das informações seja feito com qualidade. Eles também devem ser acessíveis (às pessoas que estão autorizadas) e fáceis de serem interpretados.

Passo 2 – Tenha objetivos claros
Para fazer uma boa análise, os profissionais de BI devem ter em mente quais são os objetivos que a sua empresa tem em relação às estratégias definidas. Imagine se eu entregar a você uma série de documentos e não explicar o que pretendo com isso. Você não saberá nem por onde começar, correto? O mesmo acontece com os analistas de Business Intelligence. Por isso, identifique quais são as metas do seu negócio, os pontos fracos e os gargalos que devem ser otimizados com os processos de BI.

Passo 3 – Realize mudanças a partir dos resultados
Por fim, de nada adianta fazer toda essa análise, se elas não ajudarem, de fato, na tomada de decisões. Ou seja, de acordo com os resultados obtidos, você deve começar a fazer mudanças na sua empresa. Só assim será possível otimizar as rotinas, remover gargalos produtivos e ter mais lucro. Afinal, o foco da análise de dados é trazer novas perspectivas para a melhoria de resultados, como, por exemplo, o aumento do ROI (retorno sobre o investimento).

Abrangência

Nos últimos anos, o business intelligence evoluiu e passou a incluir mais processos e atividades para melhorar o desempenho. Esses processos incluem:

Mineração de dados: o uso de bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para revelar tendências em conjuntos de dados grandes.
Geração de relatórios: o compartilhamento de análises de dados com as partes interessadas para que elas possam tirar conclusões e tomar decisões.
Benchmarking e métricas de desempenho: a comparação de dados de desempenho atuais e históricos para acompanhar o desempenho em relação às metas, geralmente com o uso de painéis personalizados.
Análise descritiva: o uso da análise de dados passados para descobrir o que aconteceu.
Consultas: fazendo perguntas específicas aos dados, o BI extrai as respostas dos conjuntos de dados.
Análise estatística: a aplicação dos resultados da análise descritiva para explorar os dados em mais profundidade usando conceitos estatísticos (por exemplo, como e por que determinada tendência ocorreu).
Visualização de dados: o processo de transformar a análise de dados em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, para facilitar o consumo dos dados.
Análise visual: a exploração dos dados através de histórias visuais para comunicar informações conforme necessário e manter-se no fluxo da análise.
Preparação de dados: o processo de compilar várias fontes de dados, identificar as dimensões/medidas e prepará-las para a análise de dados.

Este artigo é apenas uma introdução ao mundo do business intelligence. O BI oferece recursos para acompanhamento de vendas em tempo real, permite aos usuários descobrir informações sobre o comportamento do cliente, prever os lucros e muito mais. Vários setores, como varejo, seguros e combustíveis, já adotaram o BI, e outros farão o mesmo a cada ano.

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